quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Medo de Quem Já Morreu

Pastor, como posso ajudar alguém que tem medo de quem já morreu, medo de cemitério... Enfim, o que pode ser falado para quem vive assim?


Esta é uma pergunta interessante, porque mexe com a nossa curiosidade de ver a reação das pessoas em relação a mortos, sepultura, caixão, funeral, cemitério, etc. As piadinhas que estamos acostumados a ouvir sempre trazem uma pitada de medo. Mas é importante esclarecer este assunto, porque sabemos que não se trata apenas de humor. Existem pessoas que realmente são infelizes, por ter medo de mortos. Precisamos ajudar estas pessoas.

Você sabe o que a Bíblia diz sobre o destino dos mortos?

Antes da criação, nada do homem existia. Deus fez um boneco de barro, colocou nele a respiração e ele passou a ser uma alma vivente. A Bíblia não ensina que temos uma alma. Ensina que somos uma alma – Gênesis 2:7. Alma é a soma da matéria (pó da Terra) com a respiração (o sopro de Deus).

Originalmente, nossa raça foi criada perfeita e bela, para viver eternamente. Mas havia uma condição: não desobedecer a Deus, porque o pecado traz a morte. Foi o que aquelas duas almas, isto é, aqueles dois humanos, Adão e Eva, ouviram: que no dia em que pecassem, morreriam - Gênesis 2:17.

Mas a alma morre? Sim, é o que a Bíblia ensina em Ezequiel 18:20. Portanto, nos diz Romanos 5:12, como por um só homem, entrou o pecado no mundo, pelo pecado também entrou a morte, e esta passou a todos. Porque o salário do pecado é a morte – Romanos 6:23.

Mas como é a morte? Eclesiastes 12:7 diz que, na morte, o pó volta para a Terra, como era antes e o sopro de respiração sai, ou seja, vai para o domínio de Deus, que é o dono de todo o ar que existe. O ser humano, ou seja, a alma, passa a não existir mais. A idéia de que uma entidade se separa do corpo, sai e fica vagando ou vai para algum lugar, quer seja céu, inferno ou purgatório, não é bíblica. Na morte, para onde vamos, não há sabedoria, conhecimento, projeto, nada. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem de coisa alguma – Eclesiastes 9.

Se você olhar Atos 2:29 e 34, verá que mortos não sobem ao Céu. A recompensa que teremos, pelas escolhas que fizemos nesta vida, nos será dada na ressurreição, ou mediante o castigo e a morte eterna, ou pela vida eterna - João 5:29. No dia em que Jesus voltar, os mortos em Cristo ressuscitarão, em carne e osso, recriados num corpo material, forte e incorruptível, para o encontro do Senhor nos ares, para estar para sempre com o Senhor – I Coríntios 15:35-49; I Tessalonicenses 4:13-18. Por enquanto, as pessoas que morreram estão num profundo estado de inconsciência que a Bíblia chama de sono. Se você conhece alguém que lhe causava temor enquanto estava vivo, agora que está morto, deixou de existir; por Eclesiastes 9:5 e 6, vemos que não mais pode lhe perturbar. Estão desfrutando sono da morte, inclusive, os que morreram em Cristo. Para eles, está guardada a coroa da Justiça, a qual o Senhor lhes dará no dia da ressurreição. Se estivermos preparados para encontrar com Cristo, quando Ele voltar poderemos reencontrar nossos queridos que dormiram e que ressuscitarão na mesma esperança. Os demais, estarão mortos eternamente.

Portanto, o sentimento de ter medo de alguém que morreu, deve ser substituído pela esperança, de reencontrá-lo, na vida eterna que o Senhor nos dará. Quer ajudar alguém que tem medo de quem já morreu? Leia I Tessalonicenses 4:18.

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Um abraço do seu amigo e irmão em Cristo,


Pergunta que será respondida amanhã:
Eu gostatia de saber por que o misticismo é errado. Nossa fé não é baseada em realidades sobrenaturais? O que é misticismo? O que é sobrenatural?

4 comentários:

  1. Olá, Pastor! Gostei muito do seu blog, é realmente uma benção. As respostas são bem acessíveis. Serei uma frequentadora assídua daqui pra frente. E também gostaria claro de fazer algumas perguntas, rs mas não encontrei o link. Então, onde eu faço minha pergunta?

    ResponderExcluir
  2. Apesar de parecer simples o estado dos mortos é uma questão a qual muitos não fazem idéia da realidade. São enganados e tem como verdade o que dizem e não o que realmente é. Sempre que houver dúvidas busquemos a Palavra de Deus para saber a verdade.

    ResponderExcluir
  3. bom dia!eu morro de medo de morto,cemitério,caixão.trabalho na frente do cemitério e bem perto do velório municipal sofro mto com isso vejo vários cortejos meu coração dispara fico péssima náo sei como lidar com esse medo

    um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Também tenho muito medo de velorios sempre que vou a algum fico dias sem dormir, por esse motivo nao consigo ser amigo quando as pessoas mais precisam de min.

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com