domingo, 3 de outubro de 2010

Sexo Na Menstruação

Na opinião bíblica, posso fazer sexo quando estrou menstruada?
Uma mulher pode ter relações sexuais em seu período menstrual?





Muitas pessoas se perguntam, em primeiro lugar, se seria clinicamente certo manter relações sexuais durante o período de menstruação. Por um lado, sabemos que muitos (não todos) médicos hoje em dia afirmam que a relação sexual realizada durante o período menstrual não é prejudicial. Mas há controvérsias. Porque, ainda clinicamente falando, a recomendação seria que o ato não deve ser prolongado, porque os órgãos femininos, geralmente, ficam doloridos nessas ocasiões, e os tecidos podem ficar irritados. Também há oscilação do humor - pode acontecer de a mulher estar com uma disposição calorosa e amorosa, e de repente, esfriar. É claro, que esta é uma das ocasiões em que ela se excita com mais facilidade. Entretanto, deve-se levar em conta que é menos asseado, fazer sexo nesse período.

A pergunta que, logo em seguida, os cristãos fazem, é bíblica: “A Bíblia condena a realização do ato sexual durante a menstruação?”. Esta pergunta tem fundamento bíblico, e vem de Levítico 15:19 e 20, que diz: “Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até a tarde. Tudo sobre o que ela se deitar durante a sua menstruação ficará impuro, e tudo sobre o que ela se sentar ficará impuro”.

A grande pergunta teológica é saber se estas leis cerimoniais devem ser observadas ainda hoje ou não. Depende. Umas sim, outras não. As leis que orientavam sobre ordenanças que eram sombras do calvário, não fazem mais sentido hoje, como por exemplo, matar um cordeirinho em sacrifício, porque o Cordeiro de Deus já foi morto uma vez por todas. Mas isso não quer dizer que todas as leis levíticas não devem ser mais observadas. Tem que ver se ela ainda tem relevância teológica, espiritual e prática para os nossos dias. Há aqueles que tentam se apoiar em Hebreus 9 e 10 para dizer que todas as leis do pentateuco foram abolidas, mas não é bem assim. Veja que no mesmo livro Levítico existem as advertências quanto aos casamentos ilícitos, aos pesos e medidas injustos, a opressão ao pobre, o homicídio, etc. E é claro que ainda observamos estas recomendações. Mas ali existe também os pedidos, de que sempre que se fosse defecar, que se levasse uma pá, de como o maná deveria ser recolhido, e outros, que não fazem mais sentido hoje, a não ser que seja em principio.

A orientação levitica quanto ao ato sexual no período menstrual tinha um sentido acético e não teológico. As leis do Velho Testamento determinavam que as mulheres passassem por um período de sete dias de purificação, em decorrência da menstruação, e a realização do ato sexual era proibida então. Esta lei se encaixa perfeitamente nas leis que tinham objetivos de saúde e higiene, e, por conseqüência, espiritual. Algumas das leis desta categoria ainda fazem sentido hoje, como por exemplo a de Levítico 11. O tipo de carne não-comestível daquela época ainda é o mesmo hoje, e o aparelho digestivo também, o que ainda torna a listinha dos animais prejudiciais à saúde, coerente até mesmo com o que a ciência diz.

Mas é claro que os cuidados femininos quanto à menstruação, hoje, não são os mesmos. Essa lei foi dada há 3500 anos, quando não havia chuveiros e duchas tão convenientes ao nosso uso, e nem havia absorventes, desinfetantes e outros meios de higienização.

Não precisamos pensar que o ato sexual por todos os sete dias que entornam a data menstrual, seja pecaminoso. Mas provavelmente deve ser evitado nos dias do fluxo de sangue. É mais conveniente. É melhor deixar que a esposa tome a parte ativa nessa decisão, para o seu próprio bem estar.

Um abraço,





Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Comprar dvd, cd, cd-rom, ou livros copiados (piratas), de vendedores ambulantes, lojas ou bancas é errado? Eu sei que, pela lei, é proibido vender, mas muitas pessoas não podem comprar os produtos originais e acabam optando pelo falsificado.

13 comentários:

  1. Muito interessante o tema. Acredito que essa é uma decisão do casal com base no afeto, união e o bem-estar dos mesmos. Já que não faz mal à saúde, e desde que não ofenda a religião ou o carater de ninguém não vejo problema. Obrigada pelo espaço.

    ResponderExcluir
  2. com toda certeza,e errado!tbm não tinha condiçoes de ter cds originais,mais guando decidi mudar porque sabia que o SENHOR ñ estava se agradando daquilo,o SENHOR abriu as portas e hoje em menos de 4 meses tenho mais de 30 cds so originais,graças a DEUS!gloria a DEUS!!!

    ResponderExcluir
  3. Não vejo como pode ser algo saudável, asseado e limpo transar no período menstrual. Muitos médicos dizem não haver nenhum problema com o sexo anal,
    mas isso continua sendo pecado.
    Acho q o fato de se ter proibição era pela higiene, hoje em dia continua a mesma coisa! A lubrificação é totalmente diferente do sangue.Lembre-se de que tudo é lícito, mas nem tudo convém!!

    http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI2673964-EI1517,00-Faz+mal+transar+quando+a+mulher+esta+menstruada.html

    "O que acontece na época do ciclo menstrual é que as mulheres ficam mais sensíveis a doenças sexualmente transmissíveis. Sendo assim, normalmente os especialistas sempre orientam para que durante a transa sejam utilizados preservativos. Tudo com proteção não tem problema", enfatiza o ginecologista Fábio Laginha, do Hospital Nove de Julho.

    "Como o PH da vagina passa de ácido para alcalino na menstruação e, além disso, como o tampão que protege a subida de germes para o útero é desfeito e substituído pelo sangue, é preciso mais cautela na hora das relações sexuais. Se a mulher adquirir qualquer infecção neste período, será mais grave do que em qualquer outra fase", ressalta o ginecologista Nelson Valente, do Laboratório Especializado em Ginecologia e Obstetrícia (Lego).

    ResponderExcluir
  4. lucimaria, confesso que ri horrores do que vc escreveu aí! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    e viva o CD original num post sobre sexo na mensturação! hauahuahau

    ResponderExcluir
  5. levítico? velho testamento... nem tô mais vivendo debaixo da lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah entao coma qualquer animal, bicho q vc tiver na frente, e ah, nao se esqueca de passar na cartomante da esquina q o preco dela pode ser mais barato do q dar dizimo na igreja. E vc nao precisara mais orar e ler a biblia para ouvir a voz de Deus....

      Excluir
    2. Euaqui

      Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      Romanos 8:1
      Veja que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, você sabe como alguém esta em Cristo?

      E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.

      Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.

      Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
      1 João 2:3-5

      Não estamos debaixo da lei, quando andamos em conformidade com a Lei; como diz 1° João 2:3-5

      Excluir
  6. hahahaha tbm morri de rir no comentario da lucimaria sobre um assunto que nao tem nada haver com o tema ..kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Esse pecado era punido de duas maneiras em Israel:
    • Em caso de uma relação sexual acidentalmente, por exemplo no inicio do fluxo, esse a punição era sete dias de separação.

    • Em caso de relação sexual conscientemente, era punido com pena de morte

    A duas linhas de interpretação uma defende como sendo lei Cerimonial a outra defende como sendo lei moral?

    Recapitulando:

    Lei Cerimonial – Cumpriu-se em Cristo, como vemos na carta aos Hebreus, por isso estamos dispensados de cumpri-las.
    Lei moral – é valida para todas as épocas

    Defendendo a lei cerimonial os comentaristas se baseiam em...
    Hebreus 13.4 Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.
    13.12 Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta.
    Devido a questão do sangue ter sido comentado no contexto dessa passagem, eles se baseiam nisso pra dizer que a relação sexual no período da menstruação está liberado.

    Defendendo como sendo lei moral, inclusive essa é a minha posição, temos os seguintes argumentos:
    • A questão do sangue precede a lei mosaica cerimonial (Gn 9;).

    • Em Levítico 20:18 a o agravante da pena capital para esse mesmo pecado

    • Calvino não comenta o verso 19 em seu comentário de Levítico, mas vendo o verso 20 que é o seguinte subentende-se que ele adota como sendo lei Moral.

    O objeto desta passagem é a mesma que a dos que precedem..., porque a santidade do casamento é violada...Portanto, Deus tem justamente este crime entre as abominações dos gentios.
    Calvin Comentary
    • Em Ezequiel 22.10 esse ato está na lista dos pecados de pior espécie - No teu meio, descobrem a vergonha de seu pai e abusam da mulher no prazo da sua menstruação.

    ResponderExcluir
  8. Ainda sou a favor do: Pare, pense e faça ou nao faça, cada umm dará conta de si mesmo perante Deus, eu nao vejo problema, tem gente que eh contra, cada um com a sua opinião e vivamos em paz.. e Parabens pastor por abordar um tema complexo sem tomar partido, fez corretamente, vc mostrou os argumentos e deixou para que cada um tome a decisao!!
    #Curti

    ResponderExcluir
  9. VELHO TESTAMENTO É PARA SER OBSERVADO E SEGUIDO ,PÓS SE NÃO FOSSE ASSIM NÃO EXISTIRIA, DEVEMOS RASGAR É ISTO;SOU CASADO A 30 ANOS,ANTES DE INICIARMOS SEMPRE ORAMOS,PEDINDO GRAÇAS POR AQUELE MOMENTO,CRENTE ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA É POR AI,EU VIM PARA FAZER CUMPRIR A LEI DE Moiseis. Mateus 5-17ao 20)

    ResponderExcluir
  10. Como fica a questão que quem tocar na mulher menstruada ficará impuro? O marido não pode então tocar na sua esposa? E também tudo o que ela tocar ficará impuro?

    ResponderExcluir
  11. Ao anônimo em 21/10/11 e ao Alfatitanio em 14/4/12, vcs são cristãs? ou apenas crentes?; eu achei simplesmente ridículo o kkkkkkk de vcs a respeito da públicação da irmã lucimaria, deixem ela em paz na sua simplicidade

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com