segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Instrumentos Musicais na Bíblia: Adufe e Saltério




Que tipo de instrumentos eram o Adufe e o Saltério (cf. Salmo 150) ?






O Saltério era um instrumento de cordas para acompanhar a voz (Sl 33.2 - 144.9). Era uma espécie de alaúde, semelhante à viola, mas de forma triangular. O número das suas cordas variava, entre seis a doze. Eram colocadas sobre uma pele muito esticada, presa ao cavalete, e tocavam-se com os dedos, como a harpa (2 Sm 6.5 - 1 Rs 10.12).
O Adufe, também traduzido como Tamborim ou Tamboril, vem do hebraico tôf (1 Cr. 13:8; Is. 5:12; Ez. 28:13; Dn. 3:5, 7, 10, 15).  Certos eruditos, especialistas em instrumentos musicais antigos, concordam  que tôf era um pequeno tambor para ser executado com as duas mãos, formado por um aro de madeira e provavelmente com dois revestimentos de couro. Batia-se nele com as mãos para produzir um som rítmico. Geralmente eram as mulheres que o usavam, para acompanhar o canto, com o fim de marcar o ritmo.


Louvai ao Senhor!!


Twitter: @Valdeci_Junior


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Gostaria de obter esclarecimento sobre um versículo bíblico e a aplicação que se faz do mesmo. Falo de Zacarias 13 verso 6: “Se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos”. Sempre aplicamos essa passagem a Jesus, inclusive o quarteto Arautos do Rei e a Meditação Matinal, Uma Palavra Amiga. Mas estudando o contexto não consigo ver esta passagem como sendo uma profecia messiânica. Estas aplicações seriam interpretações errôneas da profecia?

Um comentário:

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com