quinta-feira, 17 de março de 2011

Tatuagem na Coxa de Jesus

A inscrição na coxa do cavaleiro de Apocalipse 19:16 quer dizer que Cristo usa tatuagem?



Realmente é importante que discutamos esse assunto, pois os assuntos “tatuagem” e “santidade” parecem não combinar, pelo menos no atual contexto cristão em que nossa sociedade vive. A partir da referida passagem bíblica: “Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”, surge a indagação: “isso seria uma referência a uma possível tatuagem?


A resposta é: “não”! Afinal:


a) No contexto em que João escreveu, não existia o conceito de tatuagens que conhecemos hoje. Qualquer pessoa que representasse a religião, no meio hebreu, deveria ter, em sua apresentação pessoal, um corpo sem defeitos, manchas ou máculas.


b) O Apocalipse é um livro simbólico, e nem tudo, principalmente nessa passagem, pode ser tomado como literal em seu entendimento. Veja os versos anteriores: olhos de fogo e espada saindo da boca. Qualquer pessoa entende que essas expressões são figuras de linguagem e têm a finalidade de significar algo mais amplo.


c) O texto hebraico não indica que, necessariamente, no tecido epitelial da coxa do cavaleiro havia uma estampa em relevo, textura ou tintura. A expressão pode estar se referindo à “coxa da roupa”, ou seja, como é apresentado pelo Comentário Bíblico SDABC: “o nome se viu escrito na parte da sua capa que cobria a coxa.” O teólogo Swete concorda com essa ideia. Ele diz: “...terceiro nome de Cristo está ‘exposto na sua veste, onde cai sobre a coxa’”. Charles elucida da seguinte maneira: ‘O Vidente vê na visão o guerreiro divino e os seus cavaleiros celestiais - não hesitando, mas precipitando-se para baixo desde os céus e para a frente contra os exércitos cerrados da besta, do falso profeta e dos reis da terra, e, como eles prosseguem, as suas vestes ondeiam após si, e assim na coxa do líder revela-se o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores’.” (Novo Comentário da Bíblia, 74).


Mas, acima de toda essa discussão, podemos concluir o mesmo que Barclay em O Novo Testamento Comentado: “De toda maneira, o que diz literalmente é que o título estava escrito de maneira que todos pudessem lê-lo, e, portanto a interpretação mais provável é que estivesse escrito, de algum modo, no bordo de sua túnica ou capa. O título o assinalava e destacava o maior de todos os senhores e de todos os governantes, o único verdadeiramente divino, o Rei do Universo.”


Um abraço,
Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Se: Deus é amor (1 Jo 4:8), e se o amor não arde em ciúmes (1Cor 14:4), então, como explicar o trecho bíblico: ‘porque eu, teu Deus, sou um Deus ciumento (Êxodo 20:4)’?

13 comentários:

  1. Ok;
    Como vc mesmo assinalou, "Qualquer pessoa que representasse a religião, no meio hebreu, deveria ter, em sua apresentação pessoal, um corpo sem defeitos, manchas ou máculas." A religião, no meio hebreu, é o judaismo. Como não professo ou represento a fé judaica, esse é um preceito que não se aplica a mim ou a outros que professam o cristianismo, católico ou protestante. Ainda: como a religião é um conjunto de ritos e interpretações, "corpo puro e sem mácula e sem manchas", necessariamente, diz respeito antes, ao corpo espiritual, ainda que se saiba que o corpo material é "templo do espírito santo". Portanto, não há obstruções ritualísticas no texto bíblico sobre tatoos. Considere-se, porém, a necessidade de se evitar os excesso, pois isso é bíblico. É sabido que a biblia revela que: "o que contamina o homem não é o que entra pela sua boca, mas o que sai da sua boca". Deus observa o que fazemos do nosso corpo material e nos cobra zelo por ele, mas está ainda mais atento ao que fazemos de nosso corpo espiritual. De nada adianta sermos "sepulcros caiados": bonitinhos por fora e apodrecidos por dentro. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia mais abiblia e ache onde o proprio senhor deixa isso claro não fareis marcas nenhuma no corpo. um abraco e boa leitura.

      Excluir
  2. o anonimo falou com sabedoria.

    Também concordo com a não referência bíblica sobre o assunto que coloca no individuo a capacidade e obrigação de julgar a situação e tomar a decisão mais acertada neste caso cuidando dos excessos dado o contexto cultural em que se está inserido.

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Uma bela tarde pra todos que inteligentemente, discorreram sobre um assunto muito importante, onde, requer muito cuidado nas afirmações. Eu, acredito no que traz levítico no seu capitulo 19:28 muito prazer, e uma boa tarde a todos. A Paz do Senhor JEsus.

    ResponderExcluir
  4. A unica pessoa que pode me falar o certo ou errado eh JESUS CRISTO! basta ter intimidade com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELE fala com vc através de Levítico 19:28,vai esperando o dia da confirmação,que será o dia da chamada, leia Mateus 7:13-23.
      Que DEUS te abençoe.

      Excluir
  5. Concordo com a Alexsandra.

    Só quem pode dizer o certo e o errado é Deus.
    Penso que se um Servo de Deus, que faça a vontade do Pai, seja obediente e aceite que o caminho é ESTREITO, enfim, SE este tiver interesse em fazer uma tatuagem deve orar a Deus e perguntar se é da vontade dEle. Não porque se trata de uma tatuagem, mas simplesmente porque deve ser assim em tudo quanto nós fizermos. Cada passo sem Jesus nos fará voltar muitos outros.
    Eu, particularmente, não acho legal.

    O capítulo 14 de Romanos nos revela algo muito importante: Se o que eu faço escandaliza o meu irmão, e o faz pecar, então não devo fazer.
    Na realidade nós devemos AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS E AMAR AO NOSSO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS. Esse é o princípio do Cristão. Em João, 13:34-35, Jesus nos da um novo mandamento, ele diz: "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.
    Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros."
    Temos que entender o que Jesus esta nos falando! Ele diz para amarmos uns aos outros como ELE nos amou. ELE desceu de sua glória, aceitou sofrer por nós, Ele escolheu assumir a posição de um servo, para limitar a Si mesmo aos recursos humanos, e provar que é possível ganhar o conhecimento da vontade de Deus Pai através dos processos da vida e sofrimentos. Ele sofreu, foi humilhado, e morreu numa cruz se sentindo abandonado, com o peso de TODOS os nossos pecados. Isso é muito forte, profundo e Tremendo. ISSO É AMOR.
    E ELE diz que devemos nos amar, e nesse amor, conhecerão que somos discípulos dEle.

    Sabendo disso, e "PRATICANDO", certamente não vou querer ver o meu irmão pecando por algo que eu tenha feito, por mais CORRETO que a mim pareça. * Ressaltando, isso não é apenas para Tatuagens, piercings, mas para tudo. Claro que colocando limite aos excessos. (Se o meu irmão acha que eu não devo depilar as minhas axilas, eu não vou deixar de depilá-las por isso, afinal, é uma questão higiênica. - Só um exemplo -).

    Enfim, este é um assunto polêmico, mas isso porque o homem ainda deseja fazer o que quer. O Cristão tem que entender que o caminho é estreito, que uma vida com Deus é uma vida de RENUNCIAS, onde o nosso querer e as nossas vontades MORREM para que a vontade de Deus seja feita. Tendo consciência e entendimento disso, com certeza Deus será glorificado. Se o Homem realmente tem intimidade com Deus, o Espírito Santo de Deus, que é quem nos convence do pecado, e nos ensina todas as coisas e nos faz lembrar a palavra de Deus, este irá revelar se é bom ou não que o homem faça tatuagem.

    No mais, o importante é perguntar a Deus. Clamar a ELE e saber o que ELE pensa, não o que eu penso ou qualquer outro irmão. O homem deve clamar a ELE até que Ele responda, afinal, somos servos do Senhor, e servos obedecem aos seus senhores. Temos que ser obedientes em tudo.

    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus está voltando! O tempo está muito mais próximo do que imaginamos. Vamos ficar nos apegando à religião vã? Vamos ficar presos na Antiga Aliança quando Jesus mesmo derrubou o templo de tijolos e ergueu um novo com a sua ressureição?! A nova aliança é uma comunhão personalíssima com Deus, com o Espírito Santo de Jesus que mora no nosso coração, por escolha e confissão nossa e misericórdia Dele. O tabernáculo hoje somos nós. Se nos preocupássemos menos com o ego e com as coisas afetas ao príncipe desse mundo, temporário, nós entenderíamos. Se a cegueira que Satanás promove e faz a rica manutenção diária em nós fosse curada, por fé e humilhação perante o Pai Celestial, por oração e consagração diária, nos entenderíamos! O problema não é a tatuagem ou o piercing, o problema é 1. o preconceito em nós e 2. Se estamos idolatrando o ego e dando mais valor às coisas desse mundo dominado por Satanás em todos os campos, da mídia à religião vã. Grande questão: quando Jesus voltar vai nos encontrar com as vestes brancas? Coração limpo? Vai nos conhecer? Estaremos prontos para sermos arrebatados? Ou ficaremos para as trevas exteriores? Penso que muitos tatuados que se humilham perante o Senhor, se negam e carregam a sua cruz, seguindo a Cristo Jesus irão com Ele. E muitos de corpo incólume mas alma maculada ainda, ficarão para o tempo da tribulação. Poderia dizer eu, homem, que tudo é relativo, mas não é. Pra nossos olhos sim, mas pra Deus não. Pra Ele que sonda nossos corações tudo é absoluto! Só ele sabe! Por isso, vamos ocupar nosso tempo com nossa rela edificação, crescimento em vida, comendo da Palavra de Deus, lendo a Bíblia e assimilando as virtudes do espírito. Amor, misericórdia, perdão, não julgar, não condenar, bondade, fé, domínio próprio, etc. Modificar nossa alma é o principal. Mudar nossas prioridades colocando o Senhor em primeiríssimo lugar. Transformar nossa mente, vontade e emoções de modo que o Espírito Santo flua do nosso coração para aquelas, e passemos a expressar o Cristo. Só isso vai salvar. Só isso vai fazer permanecer o que é santo e erradicar o que é do diabo em nós. E não nos enganemos, temos as sete nações bem vivinhas em nós ainda! Oremos. Deus abençoe.

      Excluir
  6. Concordo em absoluto com a "Srtª"...
    Até porque no livro de Levíticos 19:28 refere-se ao tipo de ritual feito no momento de luto, de choro quando as pessoas MORREM, isto é, cortar o corpo e marcá-lo em homenagem a quem faleceu.
    Vale mesmo usar o "simancol" e analisar se o local, a igreja que frequenta se escandaliza com esse costume (Tatuagens, piercings e afins). Não é pecado fazê-los, mas ao escandalizar seus irmão então se torna pecado!

    Caso queira fazer... procure uma igreja que seja flexível a esta cultura...

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábia resposta e de grande discernimento! Parabéns.

      Excluir
  7. Se nosso corpo é templo de Deus então porque não enfeita-lo?

    ResponderExcluir
  8. Nao vou sair me tatuando por isso ,mas, o texto diz nseu manto E na sua coxa abre uma aspas muito grande ,mas nao digo tbm que seja isso...

    ResponderExcluir
  9. não sairei fazendo tatoo por isso,mas, tbm não descarto totalmente o texto ele é bem expressivo , porem 95% dos livros apocalípticos são figurativos..

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com