domingo, 6 de março de 2011

Trabalhar Dia e Noite Pra Não Ser Pesado Ao Irmão

Como posso deixar de trabalhar no sábado, diante do que Paulo disse em II Tessalonicenses 3:8 e 11?


Olá amigo! Fico muito feliz em poder corresponder com você, em comentários de assuntos tão preciosos, vindos da palavra de Deus.
            Aparentemente você está vendo na Bíblia, uma contradição: a mesma Bíblia que proíbe trabalhar (no sábado), ensina trabalhar (dia e noite). Entretanto, quero convidar-lhe a ver somente o que o texto Bíblico quer dizer. Procure entender o contexto e o que Paulo estava ensinando no texto que você citou. Compare com o que é o assunto do sábado. Será que ambos são o mesmo assunto? Será que Paulo aqui estava dizendo que para não sermos desordenados ou mexericos, devemos trabalhar no sábado?
            Em II Tessalonicenses 3:6-16, o apóstolo está exortando à prática de deveres cristãos pessoais, sociais e coletivos. Ele começa fazendo um apelo a andar segundo a tradição, não vivendo às custas dos outros, mas trabalhando, para “pagar o feijão que se come”. Paulo chama esta forma parasita de viver de desordem. O que realmente não está em conformidade com a ordem social, onde se espera que as pessoas trabalhem, recebam, e assim se sustentem. Esta tradição se iniciou com o primeiro casal humano, quando Deus lhes ensinou que, “do suor de seu rosto comerás o teu pão” (Gn 3:19). Um outro problema social que existia entre os Tessalonicenses, e foi repreendido pelo escritor da carta, era o fato de deixar de trabalhar para ficar falando da vida alheia (verso 11).
            Quando cita a necessidade de trabalhar, Paulo comenta uma possível necessidade que talvez possa até ser a realidade de muitos de nós hoje. A necessidade de não trabalhar somente as seis ou oito horas normais de uma jornada diária, mas de se fazer serões e horas extras, entrando noite a dentro em trabalho. Quantas vezes já fiz isto em minha vida! E creio que ainda o farei muitas vezes: trabalhar noite e dia.
Enfim, é melhor ser um trabalhador que vai alem da mediocridade, fazendo mais que sua mera obrigação, do que ser alguém que, ociosamente, vive às custas dos outros, ou que ocupa o tempo de trabalho em mexericos.
Agora, onde é mesmo que no texto está tratando do sábado? Amigo, não procure enxergar no texto o que não existe. O que não existe no texto é: “trabalhar TODOS os dias”.
“Seis dias trabalharás, e farás TODA a tua obra” (Ex 20:9). Deus lhe deu estes seis dias para que você trabalhe. E se precisar, trabalhe bastante! Se, somente com o turno diurno, não estiver conseguindo realizar TODA a sua obra, faça como o apóstolo Paulo, faça umas horinhas noturnas extras. Mas lembre-se de que para tudo existe o tempo certo (Ec 3:1-8). Paulo fazia isto, nos dias que Deus lhe dera para seu trabalho particular, mas não no sábado (cf Ex 20:10). Você quer saber o que Paulo fazia no sábado?  Leia Atos 13:14 e 42-44; 16:12 e 13; 17:1 e 2; 18:1-4 e 11. Ele fazia o mesmo que Jesus fizera: ia à igreja, adorar o Senhor (Marcos 3:1; Mateus 12:1; Lucas 6:6). O mesmo que Deus espera que você faça! Você pode trabalhar dia e noite do primeiro ao sexto dia da semana.
Se você quer saber e seguir o que Paulo estava querendo aconselhar aqui, não viva às custas de outras pessoas, trabalhe sem reservas pelo seu sustento, e não fale da vida alheia. Você pode ser um guardador do sábado e ainda assim seguir estes conselhos. É possível conciliar, pois conheço muitos guardadores do Sábado que não são mexericos e sustentam-se com seu árduo trabalho.
Mas lembre-se de que, “trabalhar dia e noite” não é igual a “trabalhar no sábado”.
Pensando neste texto, fique com sua bênção:
Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor esteja com todos vós. II Ts 3:16.

Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Comparando Gênesis 10:4 com 1Crônicas 1:7. Quem foi o quarto filho de Javã, Dodanim ou Rodanim? Quem foi esta pessoa?

3 comentários:

  1. MORO COM UMA MULHER A 5 ANOS E TENHO UM FILHO COM ELA. QUERO SABER SE EU TERMINAR COM ELA PRA VIVER COM OUTRA MULHER E ME CASAR ESTAREI CERTO POR ESTA SAINDO DO PECADO OU ESTAREI ERRADO POR NAO CASAR COM ELA.

    ResponderExcluir
  2. Bom senso seria casar se com ela e cuidar do seu próprio filho, porque ela não o teve sozinha. Você e ninguém mais fez um filho com ela e acabaram construindo uma família ..........falta consumar para ter a benção de DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos concordo com tudo que foi explanado acerca de II Tessalonicenses 3:8 e 1,tendo por consequencia que estamos nos referindo ao antigo testamento. No novo testamento Jesus veio cumprindo a lei mas com uma proposta mais ousada, em seus discursos no seu dia-a-dia ele mostra por ações , palavras, parábolas que a partir de então os mandamentos se encerrariam em dois: amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nos mesmos, porque ele (Jesus) teria vindo para resgatar o homem que estava em pecado e só um sangue puro , imaculado, poderia fazer este resgate para Deus. Longe de mim condenar que não trabalha no sábado. A expressão de Mateus 12:8 mostra essa soberania sobre o que dizia e diz a lei, entendo que quando se crer pela fé o sábado deixa de ser literalmente o ponto de apoio para se mostrar obediencia ao Senhor Deus. na expressão de João 5:17 enfatiza isso e não diz : exceto aos sábados. quero deixar claro que comentei não em tom de debate mas aproveitando o pouco de conhecimento e entendimento que tenho nas escrituras, se houve alguma ofensa em palavras peço desculpas. Paz

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com