domingo, 6 de março de 2011

Trabalhar Dia e Noite Pra Não Ser Pesado Ao Irmão

Como posso deixar de trabalhar no sábado, diante do que Paulo disse em II Tessalonicenses 3:8 e 11?


Olá amigo! Fico muito feliz em poder corresponder com você, em comentários de assuntos tão preciosos, vindos da palavra de Deus.
            Aparentemente você está vendo na Bíblia, uma contradição: a mesma Bíblia que proíbe trabalhar (no sábado), ensina trabalhar (dia e noite). Entretanto, quero convidar-lhe a ver somente o que o texto Bíblico quer dizer. Procure entender o contexto e o que Paulo estava ensinando no texto que você citou. Compare com o que é o assunto do sábado. Será que ambos são o mesmo assunto? Será que Paulo aqui estava dizendo que para não sermos desordenados ou mexericos, devemos trabalhar no sábado?
            Em II Tessalonicenses 3:6-16, o apóstolo está exortando à prática de deveres cristãos pessoais, sociais e coletivos. Ele começa fazendo um apelo a andar segundo a tradição, não vivendo às custas dos outros, mas trabalhando, para “pagar o feijão que se come”. Paulo chama esta forma parasita de viver de desordem. O que realmente não está em conformidade com a ordem social, onde se espera que as pessoas trabalhem, recebam, e assim se sustentem. Esta tradição se iniciou com o primeiro casal humano, quando Deus lhes ensinou que, “do suor de seu rosto comerás o teu pão” (Gn 3:19). Um outro problema social que existia entre os Tessalonicenses, e foi repreendido pelo escritor da carta, era o fato de deixar de trabalhar para ficar falando da vida alheia (verso 11).
            Quando cita a necessidade de trabalhar, Paulo comenta uma possível necessidade que talvez possa até ser a realidade de muitos de nós hoje. A necessidade de não trabalhar somente as seis ou oito horas normais de uma jornada diária, mas de se fazer serões e horas extras, entrando noite a dentro em trabalho. Quantas vezes já fiz isto em minha vida! E creio que ainda o farei muitas vezes: trabalhar noite e dia.
Enfim, é melhor ser um trabalhador que vai alem da mediocridade, fazendo mais que sua mera obrigação, do que ser alguém que, ociosamente, vive às custas dos outros, ou que ocupa o tempo de trabalho em mexericos.
Agora, onde é mesmo que no texto está tratando do sábado? Amigo, não procure enxergar no texto o que não existe. O que não existe no texto é: “trabalhar TODOS os dias”.
“Seis dias trabalharás, e farás TODA a tua obra” (Ex 20:9). Deus lhe deu estes seis dias para que você trabalhe. E se precisar, trabalhe bastante! Se, somente com o turno diurno, não estiver conseguindo realizar TODA a sua obra, faça como o apóstolo Paulo, faça umas horinhas noturnas extras. Mas lembre-se de que para tudo existe o tempo certo (Ec 3:1-8). Paulo fazia isto, nos dias que Deus lhe dera para seu trabalho particular, mas não no sábado (cf Ex 20:10). Você quer saber o que Paulo fazia no sábado?  Leia Atos 13:14 e 42-44; 16:12 e 13; 17:1 e 2; 18:1-4 e 11. Ele fazia o mesmo que Jesus fizera: ia à igreja, adorar o Senhor (Marcos 3:1; Mateus 12:1; Lucas 6:6). O mesmo que Deus espera que você faça! Você pode trabalhar dia e noite do primeiro ao sexto dia da semana.
Se você quer saber e seguir o que Paulo estava querendo aconselhar aqui, não viva às custas de outras pessoas, trabalhe sem reservas pelo seu sustento, e não fale da vida alheia. Você pode ser um guardador do sábado e ainda assim seguir estes conselhos. É possível conciliar, pois conheço muitos guardadores do Sábado que não são mexericos e sustentam-se com seu árduo trabalho.
Mas lembre-se de que, “trabalhar dia e noite” não é igual a “trabalhar no sábado”.
Pensando neste texto, fique com sua bênção:
Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor esteja com todos vós. II Ts 3:16.

Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Comparando Gênesis 10:4 com 1Crônicas 1:7. Quem foi o quarto filho de Javã, Dodanim ou Rodanim? Quem foi esta pessoa?

9 comentários:

  1. MORO COM UMA MULHER A 5 ANOS E TENHO UM FILHO COM ELA. QUERO SABER SE EU TERMINAR COM ELA PRA VIVER COM OUTRA MULHER E ME CASAR ESTAREI CERTO POR ESTA SAINDO DO PECADO OU ESTAREI ERRADO POR NAO CASAR COM ELA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estará errado deixando uma para casar-se com outra isso vem da sua vaidade, pois você já tem um laço perante Deus só não tem um laço perante os homens que é o casamento se você se separá para casar-se com outra você vai estar adulterando você tem que se casar com a aqui você tem um filho.

      Excluir
  2. Bom senso seria casar se com ela e cuidar do seu próprio filho, porque ela não o teve sozinha. Você e ninguém mais fez um filho com ela e acabaram construindo uma família ..........falta consumar para ter a benção de DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos concordo com tudo que foi explanado acerca de II Tessalonicenses 3:8 e 1,tendo por consequencia que estamos nos referindo ao antigo testamento. No novo testamento Jesus veio cumprindo a lei mas com uma proposta mais ousada, em seus discursos no seu dia-a-dia ele mostra por ações , palavras, parábolas que a partir de então os mandamentos se encerrariam em dois: amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nos mesmos, porque ele (Jesus) teria vindo para resgatar o homem que estava em pecado e só um sangue puro , imaculado, poderia fazer este resgate para Deus. Longe de mim condenar que não trabalha no sábado. A expressão de Mateus 12:8 mostra essa soberania sobre o que dizia e diz a lei, entendo que quando se crer pela fé o sábado deixa de ser literalmente o ponto de apoio para se mostrar obediencia ao Senhor Deus. na expressão de João 5:17 enfatiza isso e não diz : exceto aos sábados. quero deixar claro que comentei não em tom de debate mas aproveitando o pouco de conhecimento e entendimento que tenho nas escrituras, se houve alguma ofensa em palavras peço desculpas. Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, se vc ama seu pai você obdece e das as vontades dele. kkkk o primeiro é o chamamento para todos os outros.

      Excluir
  4. Os dez mandamentos são bem resumidos nesses dois quevJesus citou. Quem ama a Deus não terá outros deuses , não adora imagens, não toma seu Santo nome em vão, e santifica os sábados que como a bíblia diz: servirão de sinal entre o povo e Deus para que saibam que Ele é o verdadeiro Deus. Quem ama ao próximo, certamente irá honrar pai e mãe, não matará, não adulterará, não furtará, não dira falso testemunho nem cobiçada a mulher do próximo. Deus é tão maravilhoso que dos dez mandamentos somente quatro reservou como prova de amor a Ele e seis para provar o nosso amor ao próximo. É simples assim: na tabuada de Deus, um mais um é igual e dez.

    ResponderExcluir
  5. O QUE VALE MAIS OBEDECER A DEUS VEJA EXODO 31:18 E 20:1 A 17 OU ENTAO OBEDECER O HOMEM
    NÃO PODEMOS OBEDECER A DOIS SENHORES:

    VOCÊ ESCOLHE: DEUS OU AO DIABO

    ResponderExcluir
  6. NÂO SEJAMOS IGUAL OS FARISEUS: ELES CONHECIA TODA LEI MAS NÂO ACEITAVAM.
    ASSIM CONTINUAM MUITOS LUGARES ENSINANDO A PALAVRA DE DEUS MAS NÂO ACEITAM A ENSINAR OS DEZ MANDAMENTOS DE ACORDO COM A BIBLIA EXODO 20:1 A 17
    JESUS ESTA VOLTANDO LEIA JOAO 8:32
    E

    ResponderExcluir
  7. sou casado e me separei faz dezoito anos que convivo com uma outra pessoa temos quatro filhos e quero me divociar para casar com ela mais ela falou que tenho que vou tá para minha ex pois se agente continuar estamos cometendo adultério preciso de orientação

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com