sábado, 16 de julho de 2011

Eu Hoje te Gerei - Salmo 2

Gostaria de entender o Salmo 2. O que significa a expressão "eu hoje te gerei"?



A chave para entender o Salmo 2 são os versos 6 e 7, especialmente o 7, mais epecificamente, a expressão “eu hoje te gerei”. Este termo deve ser entendido a partir do contexto cultural do mundo bíblico e não a partir da língua portuguesa ou da nossa concepção pós-moderna ocidental.

O Salmo 2 é um poema hebraico, que, no Israel Antigo, era usado na cerimônia da transferência do trono da nação. Por exemplo, quando um idoso rei pai estava entronando seu filho príncipe, agora como rei. Havia todo um cerimonial, e em algum momento da cerimônia este poema era solenemente lido.

Enquanto o poema estivesse sendo recitado, deveriam então derramar o óleo da unção na cabeça do novo rei. Nesse momento, o povo deveria olhar para o ungido como se ele estivesse sendo “gerado (figurativamente falando)” naquele dia, o dia da coroação. Por isto o verso 7 diz “eu hoje te gerei”. O rei veterano, ao pronunciar estas palavras para o príncipe, queria dizer algo mais ou menos assim: “hoje estou discipulando-o como um rei, em sua capacitação para o ofício, e concedendo-lhe assim o trono”.

Encontramos um cumprimento profético do que toda a monarquia do Israel Antigo pode significar, em Cristo. Jesus é nos apresentado como rei em Hebreus 5:5, quando o termo “hoje te gerei” é ali repetido e aplicado ao Messias. Como acontecia com o rei, o ato de gerar não é físico, mas sim, de função.

Logo, comparando o termo “hoje te gerei” contido nas duas passagens, vemos que ele se refere não ao dia da concepção, mas ao dia do entronamento, pois trata-se de uma figura de linguagem que no caso do Salmo se refere à transferência do trono davídico (compare com 2Samuel 7:14), e no caso de Hebreus 5:5 pode ser aplicado à “entronação” de Jesus ao seu ministério por ocasião do seu batismo, quando recebeu o Espírito Santo, que é a maior de todas as unções (Mateus 3:17), por ocasião da encarnação (Hebreus 1:6) e na ressurreição (Atos 13:33).

O melhor disso tudo é saber que Jesus, hoje, pode ser o Rei da sua vida.

Um abraço,
Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Qual pode ser uma “Doença da Novela”? Assistir a Novelas Faz Mal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com