quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Firmamento Atmosférico: Esperança - Gen. 1:6

Como foi formada a atmosfera?

Depois disse Deus: “Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas”.

Muito bem, estamos aqui mais uma vez para juntos estudarmos um versículo da Bíblia. O verso no qual iremos meditar hoje está no capítulo um de Gênesis. É o verso seis. Diz o seguinte: “Depois disse Deus: ‘Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas’”.
Na Criação, no segundo dia, Deus mandou que o firmamento, como diz a Bíblia, se separasse das águas. Esse firmamento, não tem uma forma específica. Está em torno de nós, pra todos os lados. O firmamento que a Bíblia diz é o que chamamos de atmosfera, ou simplesmente céu. Deus fez a atmosfera para servir de teto pro nosso planeta, para que tudo fique em equilíbrio, como por exemplo o equilíbrio da temperatura.
Quando o dia está bem bonito, olhe para o céu. Você vai ver a cor azul. Existem muitas sugestões diferentes para tentar explicar o azul celeste. Antigamente se dizia que a atmosfera era formada por bolhinhas de água, e que quando a luz atravessava estas minúsculas gotículas, produzia a coloração azul. Mas a explicação mais provável é uma que li em um livro, Talking Trees and Singing Whales, de Charles Case:

A atmosfera, a mais de 160 quilometros acima da superfície da Terra, é composta de oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, vapor d’água, alguns gases e partículas em suspensão. Quando os raios de luz atravessam esta atmosfera, várias moléculas dispersam a luz. Quanto mais curto o comprimento de onda colorida, mais ele é espalhado. Uma vez que os comprimentos da onda azul são os mais curtos, ou seja, os mais espalhados, eles produzem o resultado que vemos, de um céu azul.

Se você prestar atenção, vai ver que o céu se parece mais azul em cima do que perto do horizonte. Isto é por causa do ângulo da sua visão. Depois do pôr-do-sol, as ondas coloridas tem um percurso maior de atmosfera para atravessar, do que quando o sol está no meio do céu. Com as partículas de poeira na atmosfera, e os comprimentos mais longos de onda colorida, uma vez que o vermelho é o mais longo, terminamos vendo os pores-do-sol de cores amarelo-vermelhadas.
Segundo os cientistas, se não existisse a atmosfera, que reflete as ondas coloridas, nós veríamos um céu transparente, ou seja, negro. Deus fez a atmosfera que nos possibilitou o céu azul. Já pensou com o nosso mundo seria se o céu não estivesse por cima de nós? O grande Criador, além de ter feito a atmosfera com um objetivo, também a fez de jeito que ela se apresentasse bem bonita.
O mais interessante que eu acho, é o fato de o Gênesis chamar o céu atmosférico de firmamento. Nossa esperança deve realmente estar firmada nos poderes que vêem do céu e na expectativa de que um dia moraremos com Deus. Quero encontrar você lá no céu, amigo internauta. Você quer ir para lá? Jesus prometeu nos levar para esta outra dimensão. Ele disse assim: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; a creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver”. Lindo, não é? Então amigo, faça de tudo para que o firmamento da sua esperança esteja nesta promessa. Pense nisto, e fique com Deus.

Twitter: @Valdeci_Junior


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Quero saber mais detalhes sobre como foi formada a atmosfera.

3 comentários:

  1. Muito boa explanação pastor! Gostei bastante dessa explicação sob a ótica também da ciência, mostrando o poder infinito de Deus na complexidade dos sutis detalhes. Abraços !

    ResponderExcluir
  2. "Nuvens espessas o encobrem, de modo que ele não consegue ver quando percorre a ABÓBADA do céu." (Jó 22.14)

    ABÓBADA = hebraico, HUG = Círculo/Limite

    "E Deus fez o FIRMAMENTO..."

    FIRMAMENTO = hebraico, RAKIA = Abóbada/Cúpula

    Portanto, com essa simples analogia podemos saber o formato do firmamento: um DOMO, uma CÚPULA CIRCULAR.

    Ps* A NASA mente. A Bíblia revela a Verdade.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Thiago, o homem prefere acreditar no que outro homem diz do que na palavra de Jeová...Separou as águas com o firmamento (CÉU).
      Olhe também Salmos 148; 4. Acima do céu há agua por isso é azul.

      Excluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com