sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Música no Templo: com ou sem tambores?



Os TAMBORES cabem na adoração a Deus? Onde eles entram e onde eles saem da adoração, na Bíblia?


A lição da Escola Sabatina desta semana traz mais um texto que deixa uma clara evidência de que os tambores nunca foram retirados da adoração israelita no templo. Explico.
Há quem diga que, porque os tambores são mencionados em 1Crônicas 13:8, quando a viagem deu errado, e porque não são mencionados depois, quando a viagem deu certo, então, isto seria uma clara indicação bíblica da reprovação aos tambores. Mas note 1Crônicas 16:7, quando a viagem deu certo: "Foi naquele dia que, pela PELA PRIMEIRA VEZ, Davi encarregou Asafe e seus parentes de louvarem o Senhor com salmos de gratidão". E o verso 37 diz que "Davi deixou Asafe e seus parentes diante da arca da aliança do Senhor para ali ministrarem regularmente”.
Agora olhe o Salmo 81: "Para o mestre de música. De acordo com a melodia Os Lagares. Da família de Asafe". Isto indica que este Salmo é posterior à adoração de 1Cronicas 16. E o verso 2 deste Salmo diz: “façam ressoar o tamborim (no origininal, a mesma palavra de 1Crônicas 13:8, toph = tambor)”.
Há quem possa dizer: "mas aí no Salmo 81 não está dizendo pra que se faça isso no Templo". Entretanto, o Talmude (Tratado 13; 7:4) nos ensina que este Salmo era cantado na liturgia da quinta feira, do segundo Templo. Na 2ª eles cantavam o Salmo 48; na 6ª, o 93; no sábado, um salmo que não está na Bíblia, indicado como "canto composto p/ o sábado; p o FUTURO quando tudo será descanso e respouso para a vida eterna"; No domingo, o 24; na 3ª, o 82; na 4ª, o 94; e na 5ª, o 81!
Comentando isso, Liliane Doukhan, PhD, professora de Música na Andrews University, cita o Mishná, mencionando que, dos animais sacrificados os sacerdotes faziam instrumentos musicais como flautas e tamborins, e conclui: "Documentos que descrevem o serviço do 2ª templo, mencionam também a flauta e o tamborim entre os instrumentos usados". Veja o livro dela, In Tune With God, da Rewiew and Herald. Eu tenho esse livro. É muito bom.
Então, eu concluiria essa análise com a seguinte reflexão: "O que Deus diria sobre o uso de tambores após os eventos da organização do Templo narrados em Crônicas?" Resposta: Em Jeremias 31… “O SENHOR Deus diz: ‘Está chegando o tempo (verso 1 – NTLH)…’” Que tempo? “…assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: ‘Quando eu os trouxer de volta do cativeiro (verso23 – NVI)…' ‘…mais uma vez, vocês pegarão os seus tamborins e dançarão de alegria’(verso 4 – NTLH)”. Depois do exílio!
Leia também sobre A NEUTRALIDADE DA MÚSICA clicando aqui.

Se você quer aprofundar-se mais sobre este assunto da Música e da Adoração, leia o artigo “Diferenças Entre Louvor e Adoração” Boa Leitura!
Um abraço,


Twitter: @Valdeci_Junior


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Quais são os nomes das três esposas de Esaú? Em cada lugar, em que são citados, aparecem nomes diferentes. Pode ter havido algum erro de tradução, ou Esaú tinha mais que três esposas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com