domingo, 30 de outubro de 2011

Anjos Querubins e Serafins e Arcanjo

Qual é a diferença entre querubins, serafins e arcanjos?
Os anjos são criaturas que Deus fez para viverem na felicidade de servir à própria criação e ao Criador (Hebreus 1:14). Percebemos que no Céu há uma hierarquia, quanto às atribuições destes seres.

A Bíblia menciona os querubins. O que é um querubim? É um anjo cobridor (como a ilustração esculpida que ficava por cima da arca, no santuário), protetor. “Tu eras querubim da guarda do ungido...”. (Ezequiel 28:14). “As asas estendidas dos querubins mediam o comprimento de vinte côvados; a asa de um deles, de cinco côvados, tocava na perede da casa; e a outra asa, de cinco côvados, tocava a asa do outro querubim.” (2 Crônicas 3:11).

Existem também os serafins. O serafim é um tipo de anjo servidor. “Pois aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos” (Salmo 91:11). “... cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.” (Isaías 6:2).

Já a palavra arcanjos não existe, em sentido teológico, e sim e somente: arcanjo, no singular. Pois refere-se a um único ser. Arcanjo vem do grego "archanggelos", palavra composta de "Archi", um prefixo que significa chefe ou superior, e de "Aggelos", que significa anjo. A significação de arcanjo é "chefe dos anjos". A palavra arcanjo aparece apenas duas vezes na Bíblia: em Judas 9, onde Miguel é dito ser o arcanjo e em I Tessalonicenses 4:16, onde Cristo vem com voz do arcanjo.

Entendemos que Miguel é o nosso Senhor Jesus Cristo (veja Daniel 10:13, Judas 9 e Apocalipse 12:7). Miguel é um dos nomes de Cristo. Os anjos são seres criados. Cristo é o Criador (Colossenses 1:16 e 17). Cristo é o próprio Deus (João 1:1-3, João 10:30) e aos anjos é ordenado adorarem a Cristo (Hebreus 1:6).

Portanto, o termo arcanjo refere-se somente ao próprio Cristo.

Desejo que você tenha tanto a companhia do seu anjo da guarda (Salmo 91:10-11).

Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:Quais são as maiores questões levantadas sobre a divisão dos continentes e sobre a tectônica das placas?

8 comentários:

  1. no seu ponto de vista o arcanjo Miguel é o Deus todo poderoso criador do céu e da terra?
    no principio o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.

    ResponderExcluir
  2. COMO PODE EM EZEQUIEL 28 DIZER QUE O QUERUBIM ERA PERFEITO E COBRIA DE TODA PEDRA PRECIOSA , E NA HIERARQUIA SERAFINS VEM PRIMEIRO QUE QUERUBINS QUAL E A FONTE BIBLICA PARA ISSO , POIS NAO CONSIGO ENCONTRAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Ezquiel 28 á partir do verso 12 ,nessa questão,estamos falando se Lucifer , pois ele era não ainda é um QUERUBIM UNGIDO, só que ele foi banido ....por isso não devemos substimá-lo......

      Excluir
  3. Gostaria de saber se esse site é de Pastor adventista.

    ResponderExcluir
  4. nao creio asim quando miguel contendia com o diabo no livro de judas ele dise o senho que ti repreenda esistia algo superior a ele ese e meu ponto de vista miguel nao e osenhor me corige se eu estiver errado

    ResponderExcluir
  5. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com