segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Dízimo é Dez Por Cento? 10%?

Quem disse que o dízimo deve ser dez por cento? Não pode ser um percentual maior ou menor?


Consegue imaginar uma divisão de metades onde uma parte tenha 20 por cento e a outra 80? Seria o mesmo que imaginar um dízimo de qualquer tamanho diferente de dez por cento. Ou o mesmo que imaginar um quadrado de três cantos. É uma questão de matemática, invariável. A palavra “dízima” e suas variações fazem parte muito mais do vocabulário matemático do que teológico.

A Bíblia traduzida, ao mencionar a palavra “dízimo” (ex. Mal. 3:10), simplesmente lança mão de um recurso já existente na comunicação lingüística para expressar o que o texto original quer transmitir. No pensamento bíblico é a décima parte, e como recurso para expressar isso, a língua oferece uma palavra: “dízimo”. É, por exemplo, da mesma forma que a língua oferece uma palavra para expressar 50 por cento: “metade”.

Os melhores dicionários da língua falada explicam a palavra “dízimo” como sendo “referente à décima parte de um todo”. Para a nossa Língua Portuguesa, a origem etimológica da palavra é o termo latino “decimus” – derivado do numeral latino “decem (dez)” – que literalmente é “décimo”, “décima parte”.

Isso coaduna com os termos originais usados no texto canônico para explicar este assunto de devolução parcial de bens ao Senhor. Em Levítico 27 a palavra hebraica usada é “ma‘aser”. Traduzida ao pé da letra essa palavra significa “pagamento de uma décima parte”. A versão bíblica em português “Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)”, é a que chega mais perto do original, com o texto “A décima parte das colheitas, tanto dos cereais como das frutas, pertence a Deus, o SENHOR, e será dada a ele (Levítico 27:30)”. Isso ocorre também em Deuteronômio 12.

No Novo Testamento a palavra grega que nos é traduzida como dízimo é “decate”, que seria muito melhor traduzida como na NTLH. Em Hebreus 7:2 diz que Abraão separou o decate de tudo. Na NTLH a tradução é que Abraão separou a “décima parte”. Na aprovação de Jesus quanto ao ato de dizimar, mais fiel ao texto original, a NTLH também usa o termo décima parte, e não “dízimo”.

Portanto, compreender quanto equivale a um dízimo é uma compreensão muito mais de vocabulário do que de teologia. Mas concluindo com as palavras do “Dicionário de Teologia do Novo Testamento” das Edições Vida Nova, o que temos em português como “dízimo” “traduz palavras hebraicas e gregas que significam ‘a décima parte’, ou ‘dar ou tomar a décima parte’ dalguma coisa [sic]”.

“Tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos (Malaquias 3:10)”.

Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

6 comentários:

  1. Quem tem o direito de recolher dizimos um pastor! Segundo a carta aos hebreus 7,5 somente descendentes de levi poderiam segundo a lei de moises recolher dizimos de seus irmaos

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR.
    De acordo com a PALAVRA DE DEUS em Tiago. 2.10. A pratica do DÍZIMO não é correta no NOVO TESTAMENTO. Primeiro porque não somos Hebreus e nem os Pregadores, Pastores são LEVITAS. Nós somos gentis temos a SALVAÇÃO por MISERICÓRDIA DE DEUS, que enviou seu filho amado JESUS CRISTO morrer por meus pecados e de todos os pecados do mundo. Agora tem livre arbítrio cada de nós de seguir o caminho que quiser, se o DÍZIMO É DA LEI e JESUS CRISTO morreu para sermos LIVRES da LEI, porque os Pregadores e ou Pastores atuais continuam nesta prática, se DEUS fala bem claro em Jeremias 1. 12. Que ELE DEUS vela em cumprir a sua PALAVRA e não no que os Pregadores e ou Pastores pregam e que não esteja na PALAVRA DE DEUS. Ou seguimos toda a PALAVRA da forma que DEUS fala, ou estaremos seguindo a LEI e pela LEI ninguém será SALVO. Então não seria mais correto seguir o que a PALAVRA diz OFERTAR com amor conforme DEUS coloque em cada coração, quem ganha mais OFERTE mais, quem ganha menos OFERTE menos, porém com amor. E desta OFERTA nem um dos Pregadores e ou Pastores terão falta de nada e que estes não esqueçam de AJUDAR O POBRE E O NECESSITADO primeiro da sua igreja, os irmãos em CRISTO. E depois os demais pobres. JESUS CRISTO JÁ DISSE COM SABEDORIA QUE O POBRE JAMAIS DEIXARÁ DE EXISTIR. Meu email é alonsocarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. POR FAVOR SENHOR ALONSO! GOSTARIA QUE ME EXPLICA-SE... O QUE QUER DIZER A PALAVRA EM MATEUS 25:14/30 POIS DEPOS LER ESSAS PALAVRAS FIQUEI UM TANTO COMFUSA.. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nesta parabola JESUS quis nos dizer que nos todos recebemos talentos de DEUS mas nem todos sabemos administrar os talentos. Esses talentos são dons que Deus nos da, para que nos continuemos a crescer para a sua obra.
      Talentos como cantor no ministerio pregador da sua palavra mas muito ganhão esses dons e não vão em frente para ganhar almas para ele. E ele quando votar vai julgar estes servos.

      Excluir
    2. nesta parabola JESUS quis nos dizer que nos todos recebemos talentos de DEUS mas nem todos sabemos administrar os talentos. Esses talentos são dons que Deus nos da, para que nos continuemos a crescer para a sua obra.
      Talentos como cantor no ministerio pregador da sua palavra mas muito ganhão esses dons e não vão em frente para ganhar almas para ele. E ele quando votar vai julgar estes servos.

      Excluir
  4. Boa noite senhor Alonso! tenho mais uma pergunta a fazer!! no primeiro livro do NOVO TESTAMENTO, Jesus fala sobre Cumpri a Lei dos Fariseus....no Linvro de Mateus cp 05:17/20, o senhor pode me explicar
    de que Lei Jesus falava?... obrigada Mary.

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com