segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Dízimo é Dez Por Cento? 10%?

Quem disse que o dízimo deve ser dez por cento? Não pode ser um percentual maior ou menor?


Consegue imaginar uma divisão de metades onde uma parte tenha 20 por cento e a outra 80? Seria o mesmo que imaginar um dízimo de qualquer tamanho diferente de dez por cento. Ou o mesmo que imaginar um quadrado de três cantos. É uma questão de matemática, invariável. A palavra “dízima” e suas variações fazem parte muito mais do vocabulário matemático do que teológico.

A Bíblia traduzida, ao mencionar a palavra “dízimo” (ex. Mal. 3:10), simplesmente lança mão de um recurso já existente na comunicação lingüística para expressar o que o texto original quer transmitir. No pensamento bíblico é a décima parte, e como recurso para expressar isso, a língua oferece uma palavra: “dízimo”. É, por exemplo, da mesma forma que a língua oferece uma palavra para expressar 50 por cento: “metade”.

Os melhores dicionários da língua falada explicam a palavra “dízimo” como sendo “referente à décima parte de um todo”. Para a nossa Língua Portuguesa, a origem etimológica da palavra é o termo latino “decimus” – derivado do numeral latino “decem (dez)” – que literalmente é “décimo”, “décima parte”.

Isso coaduna com os termos originais usados no texto canônico para explicar este assunto de devolução parcial de bens ao Senhor. Em Levítico 27 a palavra hebraica usada é “ma‘aser”. Traduzida ao pé da letra essa palavra significa “pagamento de uma décima parte”. A versão bíblica em português “Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)”, é a que chega mais perto do original, com o texto “A décima parte das colheitas, tanto dos cereais como das frutas, pertence a Deus, o SENHOR, e será dada a ele (Levítico 27:30)”. Isso ocorre também em Deuteronômio 12.

No Novo Testamento a palavra grega que nos é traduzida como dízimo é “decate”, que seria muito melhor traduzida como na NTLH. Em Hebreus 7:2 diz que Abraão separou o decate de tudo. Na NTLH a tradução é que Abraão separou a “décima parte”. Na aprovação de Jesus quanto ao ato de dizimar, mais fiel ao texto original, a NTLH também usa o termo décima parte, e não “dízimo”.

Portanto, compreender quanto equivale a um dízimo é uma compreensão muito mais de vocabulário do que de teologia. Mas concluindo com as palavras do “Dicionário de Teologia do Novo Testamento” das Edições Vida Nova, o que temos em português como “dízimo” “traduz palavras hebraicas e gregas que significam ‘a décima parte’, ou ‘dar ou tomar a décima parte’ dalguma coisa [sic]”.

“Tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos (Malaquias 3:10)”.

Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

2 comentários:

  1. Quem tem o direito de recolher dizimos um pastor! Segundo a carta aos hebreus 7,5 somente descendentes de levi poderiam segundo a lei de moises recolher dizimos de seus irmaos

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR.
    De acordo com a PALAVRA DE DEUS em Tiago. 2.10. A pratica do DÍZIMO não é correta no NOVO TESTAMENTO. Primeiro porque não somos Hebreus e nem os Pregadores, Pastores são LEVITAS. Nós somos gentis temos a SALVAÇÃO por MISERICÓRDIA DE DEUS, que enviou seu filho amado JESUS CRISTO morrer por meus pecados e de todos os pecados do mundo. Agora tem livre arbítrio cada de nós de seguir o caminho que quiser, se o DÍZIMO É DA LEI e JESUS CRISTO morreu para sermos LIVRES da LEI, porque os Pregadores e ou Pastores atuais continuam nesta prática, se DEUS fala bem claro em Jeremias 1. 12. Que ELE DEUS vela em cumprir a sua PALAVRA e não no que os Pregadores e ou Pastores pregam e que não esteja na PALAVRA DE DEUS. Ou seguimos toda a PALAVRA da forma que DEUS fala, ou estaremos seguindo a LEI e pela LEI ninguém será SALVO. Então não seria mais correto seguir o que a PALAVRA diz OFERTAR com amor conforme DEUS coloque em cada coração, quem ganha mais OFERTE mais, quem ganha menos OFERTE menos, porém com amor. E desta OFERTA nem um dos Pregadores e ou Pastores terão falta de nada e que estes não esqueçam de AJUDAR O POBRE E O NECESSITADO primeiro da sua igreja, os irmãos em CRISTO. E depois os demais pobres. JESUS CRISTO JÁ DISSE COM SABEDORIA QUE O POBRE JAMAIS DEIXARÁ DE EXISTIR. Meu email é alonsocarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com