sábado, 3 de março de 2012

USO DA CALÇA COMPRIDA - Deuteronômio 21-23


Na leitura bíblica de hoje, há um questionamento que muitas pessoas fazem para nós da Escola Bíblica sobre Deuteronômio 22:5: “A mulher pode usar calça comprida?”
Por incrível que pareça, esse assunto é motivo de muita polêmica em alguns meios evangélicos. Veja o que diz o verso: “A mulher não usará roupas de homem, e o homem não usará roupas de mulher, pois o SENHOR, o seu Deus, tem aversão por todo aquele que assim procede.”
Ao analisarmos o contexto hebreu, vemos que essa proibição quanto ao uso de trajes masculinos para mulheres e femininos para os homens está relacionado, provavelmente, com o costume pagão que existia de uma mudança no jeito de se vestir, estimulada, consciente ou não, para propósitos imorais.
Parece que as coisas hoje, em muitos aspectos, não mudaram muito. Mas não que esse problema seja necessariamente com uma calça. Deus proíbe o uso de trajes masculinos em mulheres e femininos em homens, primariamente, se essa mudança estiver, consciente ou inconscientemente, cumprindo com esse propósito pecaminoso. Então, essa proibição da Bíblia tem a ver com homens se parecendo com mulheres (travestidos) e mulheres querendo parecer homens.
Agora, por outro lado, existe o aspecto cultural. Em algumas culturas como o oriente, por exemplo, tanto homens quanto mulheres usam roupas que chamaríamos de saia ou vestido. O próprio Jesus usou esse tipo de roupa, não é mesmo? E se um homem usasse essa roupa nos dias de hoje, não estaria usando o que, para nós, seria roupa de mulher? Percebeu que isso é, também, uma questão cultural? E na nossa cultura, aqui no Brasil? A saia é uma roupa só de mulher, e a calça é uma roupa tanto para mulher quanto para o homem. Podemos ver que a calça não se encaixa na discussão de Deuteronômio 22:5.
Porém, devemos considerar a modéstia e o decoro que os cristãos devem ter ao se vestir. Por exemplo: Mulheres, ajudem os homens a não pecarem, porque aquele que leva seu irmão a cair, também é digno de ser julgado. Homens, Jesus disse que quem olhar para uma mulher com intenção impura, já adulterou com ela.
Somos espetáculos ao mundo. Não adianta nada enquadrarmos a roupa dentro de uma regra e, ainda dentro dela, fazer com que a própria roupa “liberada” fique indecente. Ou você não concorda comigo que podem haver calças, saias, blusas, camisas, tanto decentes quanto indecentes?
Se você quer honrar seu cristianismo, vista uma roupa que não levará as outras pessoas a se escandalizarem. Não existe proibição bíblica para um tipo de roupa específico, no entanto: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.”

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

2 comentários:

  1. concordo em tudo que o pastor disse em relação a calça comprida... e achei excelente a maneira como foi colocado o pedido para que as mulheres ajudassem os homens a não pecar. Na verdade o pecado esta na intenção e não no traje... desde, como disse o pastor, não seja indecente.

    ResponderExcluir
  2. Meu sogro tem 67 anos, ele tem um grande problema... Acha-se velho de mais para fazer qualquer atividade física, ele abracou a velhice muito cedo o que fazer para motiva-lo. Ele e saudável. Este e o e-mail dele daniel_odete@live.co.uk

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com