terça-feira, 3 de abril de 2012

BENAIA - 2Samuel 08-10


Você sabe quem foi Benaia? Na leitura de hoje, você vai se deparar com muitos nomes e, provavelmente, ficará focado em Davi. Até os títulos que colocaram no texto bíblico só citam Davi. É Davi pra cá, Davi pra lá... E parece que só temos Davi para comentar.
Mas sabe, há personagens bíblicos que quase não são comentados e os nomes deles aparecem no texto secundariamente, como se a fonte que escreve esses nomes fosse menor. Entretanto, nos faria muito bem se pesquisássemos melhor sobre quem foram essas pessoas. Hoje tem um desses, e a Bíblia o cita mais de quarenta vezes.
Era um líder nato. Da tribo de Levi, filho de Joiada que era um sumo sacerdote, ele foi o comandante da guarda real. Era um homem muito valente: desceu numa cova durante uma nevasca e matou um leão com as mãos.
Ele também obteve reputação por ter matado um gigante que tinha cinco côvados de altura. Como um côvado tem cerca de 50 cm, então você pode calcular que aquele gigante tinha cerca de dois metros e meio de altura. O gigante tinha uma lança grande, mas nosso personagem foi ao encontro dele só com um cajado na mão. Ele arrancou sua lança e o matou. Esse foi Benaia, um dos famosos “valentes de Davi”.
Quando Davi estava bem velhinho e Adonias usurpou o trono, Benaia não o apoiou. Na reunião da nobreza, quando Davi coroou Salomão como rei, Benaia foi convidado para a reunião, recompensado por ser fiel. Esse valente ficou tão feliz por ver Davi passando a coroa para Salomão, que disse: “Assim se fará! Que o SENHOR, o Deus do rei, meu senhor, o confirme. Assim como o SENHOR esteve com o rei, meu senhor, também esteja ele com Salomão para que ele tenha um reinado ainda mais glorioso que o reinado de meu senhor, o rei Davi” (1Reis 1:36-37).
Benaia participou de toda aquela festa da coroação de Salomão, permanecendo junto a ele, e o rei continuou considerando Benaia como um dos homens de mais confiança do reino. Se o sábio precisava de alguém de confiança para fazer alguma coisa, com quem ele contava? Com Benaia, é claro! Tanto é, que o rei Salomão, além de conservar Benaia como chefe da guarda real, colocou-o para ser o comandante de todo o exército nacional.
Benaia foi um personagem bíblico de traços de caráter muito dignos, exemplo a ser seguido. Suas virtudes podem ser resumidas em fidelidade, coragem, determinação e honestidade.
Na leitura bíblica de hoje, você poderá encontrar muito mais qualidades lindas em outros personagens também. Encontre-as e que seu estudo seja abençoado!


Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva


6 comentários:

  1. Obrigado, muito esclarcedor. Acabei de ter um Sonho, e em busca sobre este personagem para entender o significado deste nome que não estava claro em minha mente, mas foi amplamente citado, cheguei aqui e pude ter um bom entendimento.

    Muito obrigado mesmo. Que Hashem o abençoe e continue espalhando da sabedoria que o ele tem lhe dado!

    ResponderExcluir
  2. Linda a história, não tinha ouvido falar sobre esse personagem bíblico! Muito bom!!

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe a historia de Cainã, um dos valentes de Davi???

    ResponderExcluir
  4. Nossa bom saber,pois meu segundo nome é Benaia e até então não tinha conhecimento real do significado do nome.

    ResponderExcluir
  5. meu primeiro nome e benaia e eu ate agra nao gostava dele mais

    ResponderExcluir
  6. Tenho esse nome e as pessoas acham esquisito mais eu amo!!!

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com