terça-feira, 19 de junho de 2012

DAVI ESCREVEU SALMOS? - Salmos 31-35


Na realidade, ninguém escreveu o livro dos Salmos, porque, na versão original, esse grande trecho que temos no meio da nossa Bíblia, com 150 poemas, não é um livro. Ninguém sentou e escreveu um livro chamado Salmos.
Esses poemas foram todos escritos de forma solta e não tem nada a ver um com o outro, em se falando de trabalho redacinal. Um salmo foi escrito numa época, outro em outra épóca; anos antes, anos depois e em lugares totalmente diferentes por pessoas diferentes. Essa coleção de vários poemas, escritos em papiros (pergaminhos) foi guardada pelos hebreus. Depois de muito tempo, alguém, guiado pelo Espírito Santo, pegou todas as poesias que já tinham sido escritas que eram inspiradas deixou-as todas juntas. Nós a chamamos de o livro dos Salmos e não o livro chamado Salmos, porque é um livro que abriga todos os salmos.
É por isso que nunca devemos dizer: o capítulo tal do livro Salmo. É errado dizer isso porque não é capítulo; cada salmo é um Salmo. Então, podemos dizer: “Olha, sua leitura de hoje é no livro dos Salmos. Você deverá ler o Salmo 31, 32, 33, 34 e o 35. Entendeu? Fácil, não é?
Você acha que quem escreveu a maioria dos salmos foi Davi, não é mesmo?  Davi, apesar de ter escrito muitos dos Salmos, ele escreveu só mais ou menos a metade dos salmos. Dos 150, temos 73 que estão marcados no título, que são salmos de Davi. Outros, achamos que foram de Davi. Provavelmente, Davi deve ter escrito 79 salmos. E ainda outros foram escritos por outras pessoas inspiradas.
O livro dos Salmos é dividido em cinco partes. O livro um, vai do Salmo 1 até 41. Desses aí, há apenas três que não foi Davi quem escreveu. O livro dois, nos Salmos, vai do 42 até 72. Desses 31 salmos, Davi escreveu 18. Aí tem três salmos dos filhos de Corá, tem um salmo de Asafe, um de Salomão e quatro salmos que não sabemos quem escreveu. O terceiro livro dos Salmos vai do 73 até 89. Desses 17 salmos, Davi só escreveu um. O quarto livro dos Salmos é do 90 até 106. O último e quinto livro dos Salmos é do Salmo 107 ao 150. Nessas duas últimas partes foi que Davi menos escreveu. No livro quatro, há apenas dois salmos que tem Davi no título e quinze no livro cinco. Mas, segundo os comentários que o Novo Testamento faz, percebemos que Davi foi quem mais escreveu salmos. Através deles, Davi suplicou, louvou, adorou, exaltou, etc. a Deus de forma intensa.
Faça isso, você também!

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva
 

7 comentários:

  1. Que Legal !!!
    Adoro estudar a Bíblia!
    Quanto mais você Estuda ...mais coisa nova você aprende !!!
    Esta fonte de Sabedoria é Infinita!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Porque falamos sálmos de número.
    E não sálmos capítulo?

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com